terça-feira, 23 de agosto de 2011

DIVISÃO










Conteúdo: Matemática Básica

Assunto: Divisão (Exata) e (Não-Exata)

Objetivo:
- Reconhecer os termos da divisão: Dividendo, divisor, quociente e resto;
- Compreender a idéia de divisão com resto;
- Compreender que o resto sempre deve ser menor que o divisor;
- Compreender a idéia de divisão não exata;
- Compreender a idéia de média;
- Efetuar divisões utilizando diversas estratégias de cálculo.
- Resolver situações-problemas que envolvam a divisão.


Atividade proposta 01
1) Numa mercearia há 7 caixas de bombons e cada caixa contém 3 duzias de bombons. Quantos bombons há na mercearia? R:

2) Uma pessoa deu R$ 4.700,00 de entrada na compra de um objeto e pagou mais 6 prestações de R$ 2.300,00. Quanto custou o objeto? R:

3) Um motorista percorreu 749 km em 6 dias. Nos cinco primeiros dias andou 132 km por dia. Quanto percorreu no 6º dia ? R:



Conteúdo: Matemática Básica

Assunto: Divisão (Exata)

Objetivo:
- Reconhecer os termos da divisão: Dividendo, divisor, quociente e resto;
- Compreender a idéia de divisão exata;
- Compreender a idéia de média;
- Efetuar divisões utilizando diversas estratégias de cálculo.
- Resolver situações-problemas que envolvam a divisão.








Atividade proposta 02

1) Calcule as Divisão (Exata)

1) Calcule as divisões
a)20:5=
b)16:8=
c)12:1=
d)48:8=
e)37:37=
f)56:14=

2)Observe a igualdade 56:7=8 e responda:
a) Qual é o nome da operação?
R:
b) Como se chama o número 56?
R:
c) Como se chama o número 7?
R:
d) Como se chama o número 8?
R:

Atividade de casa

1)Efetue as divisões
a)492:4=
b)891:9=
c)4416:6=
d)2397:17=
e)1584:99=
f)1442:14=
g)21000:15=
h)7650:102=
i)11376:237=

2) Responda:
a)Qual é a metade de 784?
R:
b)Qual é a terça parte de 144?
R:
c)Qual é a quinta parte de 1800?
R:
d)Qual é a décima parte de 3500?
R:




Conteúdo: Matemática Básica

Assunto: Divisão (Exata)

Objetivo:
- Reconhecer os termos da divisão: Dividendo, divisor, quociente e resto;
- Compreender a idéia de divisão exata;
- Compreender a idéia de média;
- Efetuar divisões utilizando diversas estratégias de cálculo.
- Resolver situações-problemas que envolvam a divisão.









EXERCÍCIOS

1) Em um teatro há 126 poltronas distribuídas igualmente em 9 fileiras. Quantas poltronas foram colocadas em cada fileira?
R:

2)Quantos garrafões de 5 litros são necessários para engarrafar 315 litros de vinho?
R:

3)Uma pessoa ganha R$ 23,00 por hora de trabalho. Quanto tempo deverá trabalhar para receber R$ 391,00?
R:

Atividade de casa

1)Uma torneira despeja 75 litros de água por hora. Quanto tempo levará para encher uma caixa de 3150 litros ?
R:

2) Numa pista de atlestismo uma volta tem 400 metros. Numa corrida de 10.000 metros, quantas voltas o atleta tem de dar nessa pista?
R:

3) Um livro tem 216 páginas. Quero terminar a leitura desse livro em 18 dias, lendo o mesmo número de páginas todos os dias. Quantas páginas preciso ler por dia?
R:








1) Determine o quociente e o resto das seguintes divisões:

a 79:8=
b)49:8=
c)57:8=
d)181:15=
e)3214:10=
f)825:18=45
g)4937:32=
h)7902:12=
i)1545:114=


2)Quantos grupos de 18 alunos podem ser formados com 666 alunos?
R:

3)Uma tonelada de cana de açucar produz aproximadamente 85 litros de álcool. Quantas toneladas de cana são necessárias para produzir 6970 litros de álcool?
R:

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