terça-feira, 23 de agosto de 2011

ADIÇÃO








EXERCÍCIOS

1) Calcule as somas

a) 10 + 11 =
b) 10 + 21 =
c) 10 + 31 =
d) 10 + 41 =
e) 10 + 51 =
f) 10 + 61 =
g) 110 + 100 =
h) 120 + 101 =
i) 130 + 111 =
j) 140 + 121 =


2) Um objeto custa R$ 415.720,00. O comprador terá ainda R$ 28.912,00 de despesa de frete. Quanto o comprador vai pagar?
R:

Atividade de casa

1) Efetue as adições

a) 150 + 131 =
b) 170 + 132 =
c) 7463 + 9641 =
d) 2536 + 5847 =
e) 7788 + 9988 =
f) 1122 + 4477 =
g) 7946 + 3146 =
h) 4562 + 3215 =
i) 109 + 432 + 7482 =

2) Uma empresa tem sede em São Paulo e filiais em outros estados. Na sede trabalham 316 pessoas e nas filiais 1098 pessoas. Quantas pessoas trabalham nessa empresa?
R:





Conteúdo: Matemática Básica

Assunto: Adição

Objetivo:
- Efetuar adições de duas ou mais parcelas;
- Reconhecer os termos da adição: Parcelas e Soma ou total;
- Reconhecer as propriedades da adição na resolução de cálculo escritos, mentais ou aproximados;
- Resolver situações-problemas envolvendo adição.


Aula 02

EXERCÍCIOS

1) calcule as somas

a) 10 + 71 =
b) 10 + 81 =
c) 10 + 91 =
d) 12 + 66 =
e) 13 + 48 =
f) 67 + 89 =
g) 230 + 140 =
h) 240 + 150 =
i) 250 + 160 =
j) 260 + 170 =


2) Ao receber o meu salário paguei R$ 437,12 de aluguel, R$ 68,14 de impostos. R$ 1.089,67 de gastos com alimentação e ainda me sobraram R$ 749,18. Quanto recebi de salário?
R:

Atividade de casa

1) Efetue as adições

a) 270 + 180 =
b) 280 + 190 =
c) 1478 + 8632 =
d) 8437 + 2791 =
e) 2491 + 8461 =
f) 6258 + 6412 =
g) 5353 + 7887 =
h) 3226 + 9558 =
i) 48 + 16409 + 287 =

2) Em um condomínio, há 675 lotes já vendidos e 1095 lotes para vender. Quantos lotes de terreno há nesse condomínio?
R:



Conteúdo: Matemática Básica

Assunto: Adição

Objetivo: - Efetuar adições de duas ou mais parcelas;
- Reconhecer os termos da adição: Parcelas e Soma ou total;
- Reconhecer as propriedades da adição na resolução de cálculo escritos, mentais ou aproximados;
- Resolver situações-problemas envolvendo adição.



EXERCÍCIOS


1) Efetue as adições

a) 97 + 89 =
b) 56 + 87 =
c) 84 + 77 =
d) 38 + 98 =
e) 69 + 73 =
f) 83 + 99 =
g) 180 + 134 =
h) 190 + 135 =
i) 200 + 136 =
j) 201 + 137 =


2) Um menino estuda 2 horas e 45 minutos pela manhã e 4 horas e 30 minutos à tarde. Quantos minutos estuda diariamente?
R:

Atividade de casa

1) Efetue as adições

a) 210 + 138 =
b) 220 + 139 =
c) 1487 + 2365 =
d) 6547 + 5478 =
e) 4589 + 4587 =
f) 3258 + 9632 =
g) 7896 + 5697 =
h) 5423 + 8912 =
i) 31 + 1487 + 641 + 109 =

2) Em um condomínio, há 675 lotes já vendidos e 1095 lotes para vender. Quantos lotes de terreno há nesse condomínio?
R:


Assunto: Adição

Objetivo:
- Efetuar adições de duas ou mais parcelas;
- Reconhecer os termos da adição: Parcelas e Soma ou total;
- Reconhecer as propriedades da adição na resolução de cálculo escritos, mentais ou aproximados;
- Resolver situações-problemas envolvendo adição.



EXERCÍCIOS

1) Efetue as adições

a) 73 + 37 =
b) 75 + 23 =
c) 37 + 67 =
d) 88 + 88 =
e) 99 + 99 =
f) 290 + 200 =
g) 311 + 212 =
h) 548 + 645 =

2) Um automóvel passou pelo quilômetro 435 de uma rodovia. Ele ainda deverá percorrer 298 quilômetros até chegar ao seu destino. Quantos quilômetros da estrada vai percorrer para chegar ao destino?
R:

Atividade de casa

1) Efetue as adições

a) 665 + 912 =
b) 987 + 789 =
c) 1112 + 9994 =
d) 6537 + 4538 =
e) 2197 + 8617 =
f) 1002 + 9913 =
g) 9999 + 8888 =
h) 296 + 1634 + 98 =
i) 3412 + 1246 =


2) Em 1990 o Brasil vendeu para o exterior 283.356 veículos e, em 1991, essa venda foi de 345.760 veículos. Quantos veículos o Brasil vendeu para o exterior nesses dois anos?
R:



Conteúdo: Matemática Básica

Assunto: Adição
Objetivo:

- Efetuar adições de duas ou mais parcelas;
- Reconhecer os termos da adição: Parcelas e Soma ou total;
- Reconhecer as propriedades da adição na resolução de cálculo escritos, mentais ou aproximados;
- Resolver situações-problemas envolvendo adição.


EXERCÍCIOS

1) Calcule:
a) 1705 + 395 =
b) 11.048 + 9.881 =
c) 4.907 +
d) 275.103 +
e) 545 + 2.298 + 99 =
f) 7.502 + 209.169 + 38.425 =

2) Uma escola funciona em dois turnos. No turno matutino há 1407 alunos e no turno vespertino há 1825 alunos. Quantos alunos estudam nessa escola?
R:

Atividade de casa

1) Uma empresa produziu no primeiro trismestre 6905 peças. no segundo trimestre, a mesma empresa produziu 795 peças a mais que no primeiro trimestre. Nessas condições:

a) Quantas peças a empresa produziu no segundo trimestre?
R:
b) Quantas peças a empresa produziu no semestre?
R:

2) Nei comprou um aparelho de som por 635 reais e as caixas de som por 128 reais. Tendo pago 12 reais pela instalação, qual a quantia que ele gastou ?
R:

3) De acordo com o censo realizado em 1991, o estado da Paraíba tem 1.546.042 homens e 1.654.578 mulheres. Qual é a população da Paraíba segundo esse censo?
R:

SUBTRAÇÃO







Conteúdo: Matemática Básica

Assunto: Subtração

Objetivo:

- Efetuar subtrações de duas ou mais parcelas;
- Reconhecer os termos da subtrações: minuendo, subtraendo,resto ou diferença;
- Efetuar subtrações, utilizando várias estratégias de cálculo;
- Resolver situações-problemas que envolvam subtrações.
Entender que a subtração é uma operação inversa da adição.



EXERCÍCIOS

1) calcule as subtrações

a) 47 - 31=
b) 58 - 45=
c) 65 - 57=
d) 89 - 65=
e) 97 - 21=
f) 78 - 34=
g) 56 - 31=
h) 87 - 78=

2)Dom Pedro II, imperador do Brasil, faleceu em 1891 com 66 anos de idade. Em que ano ele nasceu?
R:

Atividade de casa

1) calcule as subtrações
a) 98 - 78=
b) 48 - 29=
c) 38 - 29=
d) 68 - 59=
e) 56 - 37=
f) 23 - 19=
g) 99 - 81=
h) 21 - 19=

2) Um avião Boeing 747 pode transportar 370 passageiros e um avião DC-10 pode transportar 285 passageiros. Quantos passageiros o Boeing 747 pode transportar a mais que o DC10? R: passageiros




Conteúdo: Matemática Básica

Assunto: Subtração

Objetivo:

- Efetuar subtrações de duas ou mais parcelas;
- Reconhecer os termos da subtrações: minuendo, subtraendo,resto ou diferença;
- Efetuar subtrações, utilizando várias estratégias de cálculo;
- Resolver situações-problemas que envolvam subtrações.
Entender que a subtração é uma operação inversa da adição.




EXERCÍCIOS

1) calcule as subtrações

a) 23 - 22=
b) 18 - 14=
c) 74 - 49=
d) 74 - 37=
e) 74 - 52=
f) 74 - 63=
g) 96 - 13=
h) 72224-6458=
i) 701-638=


Atividade de casa

1) Calcule as Subtrações

c) 131003-88043=
d) 1138-909=
e) 80469-6458 =
f) 866 - 638 =
g) 131012-88142=
h)2238 - 909 =
i) 802-638 =

2) Um avião Boeing 747 pode transportar 370 passageiros e um avião DC-10 pode transportar 285 passageiros. Quantos passageiros o Boeing 747 pode transportar a mais que o DC10?

R:




Conteúdo: Matemática Básica

Assunto: Subtração

Objetivo:

- Efetuar subtrações de duas ou mais parcelas;
- Reconhecer os termos da subtrações: minuendo, subtraendo,resto ou diferença;
- Efetuar subtrações, utilizando várias estratégias de cálculo;
- Resolver situações-problemas que envolvam subtrações.
Entender que a subtração é uma operação inversa da adição.



EXERCÍCIOS

1) calcule as subtrações

a) 2620 - 945 =
b) 7000 - 1096 =
c) 11011 - 7997 =
d) 140926 - 78016 =


2) À vista um automóvel custa 26.454 reais. À prazo o mesmo automóvel custa 38.392 reais. A diferença entre o preço cobrado é chamado de juros. Qual é a quantia que pagará de juros? R:

Atividade de casa

1) Um avião pode transportar 295 passageiros. Em determinado vôo, o avião está transportando 209 passageiros. Quantas poltronas desse avião não estão ocupadas?
R:

2) Se Antonio tem 518 selos e Pedro tem 702 selos, Quantos selos Pedsro tem a mais que Antonio?
R:

3) Ézio tem 95 reais e quer comprar uma máquina fotográfica que dusta 130 reais. Quantos reais faltam para ele comprar a máquina?
R:



Conteúdo: Matemática Básica

Assunto: Subtração

Objetivo:
- Efetuar subtrações de duas ou mais parcelas;
- Reconhecer os termos da subtrações: minuendo, subtraendo,resto ou diferença;
- Efetuar subtrações, utilizando várias estratégias de cálculo;
- Resolver situações-problemas que envolvam subtrações.
Entender que a subtração é uma operação inversa da adição.



EXERCÍCIOS

9)De acordo com o Censo de 1980, a população de uma cidade era de 79.412 habitantes. Feito o Censo em 1991, verificou-se que a população dessa cidade passou a ser de 94.070 habitantes. Qual foi o aumento da população dessa cidade nesse período de tempo?
R:

10)Uma industria, no final de 1991, tinha 10.635 empregados. No inicio de 1992 em virtude da crise econômica dispensou 1.880 funcionários. Com quantos funcionários a indúria ficou?
R:

11) Qual a diferença entre 10.000 e 5.995?
R:

12) Quantas unidades faltam a 499 para atingir 1 inidade de milhar?
R:



14) Considere os números 645 e 335. Nessas condições:

a) Determine a diferença entre eles
R:

b) Adicione 5 unidades ao primeiro número e 5 unidades ao segundo número e calcule a difença entre os novos números que você obteve.
R:

MULTIPLICAÇÃO









Conteúdo: Matemática Básica

Assunto: Multiplicação

Objetivo:
- Efetuar multiplicações com números naturais;
- Reconhecer os termos da Multiplicações: termos e produtos;
- Identificar as propriedades comutativa, associativa e do elemento da multiplicação;
- Aplicar a propriedades da multiplicação na resolução de cálculo escritos, mentais ou aproximados;
- Resolver situações-problemas que envolvam a multiplicação.



EXERCÍCIOS

1) Calcule as multiplicações

a) 5 x 5 =
b) 5 x 15 =
c) 5 x 115 =
d) 5 x 25 =
e) 5 X 125 =
f) 5 x 55 =
g) 5 x 75 =
h) 5 x 375 =
i) 5 x 1257 =

2) Considerando 1 mês = 30 dias e 1 ano = 365 dias, uma semana = 7 dias, determine:

a) quantos dias há em 15 semanas completas. R: 105 dias

b) Quantos dias há em 72 meses completos. R: 2160 dias

c) Quantos dias há em 8 anos completos. R:

Atividade de casa

1) Calcule as multiplicações

a) 6 x 115 =
b) 6 x 25 =
c) 6 x 125 =
d) 6 x 55 =
e) 6 x 75 =
f) 6 x 375 =
g) 6 x 1257 =
h) 7 x 5 =
i) 7 x 15 =

2) Com 12 prestações mensais iguais de 325 reais posso comprar uma moto. Quanto vou pagar por essa moto? R:



Conteúdo: Matemática Básica

Assunto: Multiplicação

Objetivo:
- Efetuar multiplicações com números naturais;
- Reconhecer os termos da Multiplicações: termos e produtos;
- Identificar as propriedades comutativa, associativa e do elemento da multiplicação;
- Aplicar a propriedades da multiplicação na resolução de cálculo escritos, mentais ou aproximados;
- Resolver situações-problemas que envolvam a multiplicação.


EXERCÍCIOS

1) Calcule as multiplicações

a) 7 x 75 =
b) 7 x 375 =
c) 7 x 1257 =
d) 8 x 5 =
e) 8 x 15 =
f) 8 x 115 =
g) 8 x 25 =
h) 8 x 125 =
i) 8 x 55 =

2) Para uma demonstração de ginástica, um professor de Educação Física prepara 64 grupos de alunos. Cada grupo é formado por 25 alunos. Quantos alunos devem participar dessa demonstração? R:

Atividade de casa

1) Calcule as multiplicações

a) 7 x 115 =
b) 7 x 25 =
c) 7 x 125 =
d) 7 x 55 =
e) 8 x 75 =
f) 8 x 375 =
g) 8 x 1257 =
h) 9 x 5 =
i) 9 x 15 =

2) Qual é o número natural que você vai obter quando multiplicar 736 por 208?
R:




Conteúdo: Matemática Básica

Assunto: Multiplicação

Objetivo:
- Efetuar multiplicações com números naturais;
- Reconhecer os termos da Multiplicações: termos e produtos;
- Identificar as propriedades comutativa, associativa e do elemento da multiplicação;
- Aplicar a propriedades da multiplicação na resolução de cálculo escritos, mentais ou aproximados;
- Resolver situações-problemas que envolvam a multiplicação.



EXERCÍCIOS

1) Calcule as multiplicações

a) 9 x 115 =
b) 9 x 25 =
c) 9 x 125 =
d) 9 x 55 =
e) 9 x 75 =
f) 9 x 375 =
g) 9 x 1257 =
h) 9 x 999 =
i) 9 x 123 =

2) Qual é o número natural que você vai obter quando multiplicar 736 por 208?
R:

Atividade de casa

1) Calcule as multiplicações

a) 153 x 7 =
b) 1007 x 9 =
c) 509 x 62 =
d) 758 x 46 =
e) 445 x 93 =
f) 289 x 140 =
g) 1782 x 240 =
h) 2008 x 405 =
i) 2453 x 1002 =

2) Um carro bem regulado percorre 12 quilômetros com um litro de gasolina. Se numa viagem foram consumidos 46 litro, qual a distância em quilômetos que o carro percorreu? R:



Conteúdo: Matemática Básica

Assunto: Multiplicação

Objetivo:

- Efetuar multiplicações com números naturais;
- Reconhecer os termos da Multiplicações: termos e produtos;
- Identificar as propriedades comutativa, associativa e do elemento da multiplicação;
- Aplicar a propriedades da multiplicação na resolução de cálculo escritos, mentais ou aproximados;
- Resolver situações-problemas que envolvam a multiplicação.


EXERCÍCIOS

1) Calcule as multiplicações

a) 28 x 0 =
b) 49 x 10 =
c) 274 x 10 =
d) 158 x 100 =
e) 164 x 1000 =
f) 89 x 10000 =
h) 6 x 5 =
i) 6 x 15 =


2) Para cobrir o piso de um barracão foram colocados 352 placas de 35 metros quadrados cada uma. Quantos metros quadrados tem o piso desse barracão?
R:

Atividade de casa

1) Calcule as multiplicações

a) 18x5x2=
b) 5x2x24=
c) 2x5x44=
d) 37x2x5=
e) 12x4x5=
f) 4x5x15=

2) Em um teatro há 18 fileiras de poltronas. Em cada fileira foram colocadas 26 poltronas. Quantas poltronas há nesse teatro? R:


Conteúdo: Matemática Básica

Assunto: Multiplicação

Objetivo:

- Efetuar multiplicações com números naturais;
- Reconhecer os termos da Multiplicações: termos e produtos;
- Identificar as propriedades comutativa, associativa e do elemento da multiplicação;
- Aplicar a propriedades da multiplicação na resolução de cálculo escritos, mentais ou aproximados;
- Resolver situações-problemas que envolvam a multiplicação.


EXERCÍCIOS

1) Calcule as multiplicações

a) 19x6=
b) 46x12=
c) 321x11=
d) 329x25=
e) 1246x24=
f) 67632x101=

2) Em uma multiplicação, os fatores são 134 e 296. Qual o produto? R:

DIVISÃO










Conteúdo: Matemática Básica

Assunto: Divisão (Exata) e (Não-Exata)

Objetivo:
- Reconhecer os termos da divisão: Dividendo, divisor, quociente e resto;
- Compreender a idéia de divisão com resto;
- Compreender que o resto sempre deve ser menor que o divisor;
- Compreender a idéia de divisão não exata;
- Compreender a idéia de média;
- Efetuar divisões utilizando diversas estratégias de cálculo.
- Resolver situações-problemas que envolvam a divisão.


Atividade proposta 01
1) Numa mercearia há 7 caixas de bombons e cada caixa contém 3 duzias de bombons. Quantos bombons há na mercearia? R:

2) Uma pessoa deu R$ 4.700,00 de entrada na compra de um objeto e pagou mais 6 prestações de R$ 2.300,00. Quanto custou o objeto? R:

3) Um motorista percorreu 749 km em 6 dias. Nos cinco primeiros dias andou 132 km por dia. Quanto percorreu no 6º dia ? R:



Conteúdo: Matemática Básica

Assunto: Divisão (Exata)

Objetivo:
- Reconhecer os termos da divisão: Dividendo, divisor, quociente e resto;
- Compreender a idéia de divisão exata;
- Compreender a idéia de média;
- Efetuar divisões utilizando diversas estratégias de cálculo.
- Resolver situações-problemas que envolvam a divisão.








Atividade proposta 02

1) Calcule as Divisão (Exata)

1) Calcule as divisões
a)20:5=
b)16:8=
c)12:1=
d)48:8=
e)37:37=
f)56:14=

2)Observe a igualdade 56:7=8 e responda:
a) Qual é o nome da operação?
R:
b) Como se chama o número 56?
R:
c) Como se chama o número 7?
R:
d) Como se chama o número 8?
R:

Atividade de casa

1)Efetue as divisões
a)492:4=
b)891:9=
c)4416:6=
d)2397:17=
e)1584:99=
f)1442:14=
g)21000:15=
h)7650:102=
i)11376:237=

2) Responda:
a)Qual é a metade de 784?
R:
b)Qual é a terça parte de 144?
R:
c)Qual é a quinta parte de 1800?
R:
d)Qual é a décima parte de 3500?
R:




Conteúdo: Matemática Básica

Assunto: Divisão (Exata)

Objetivo:
- Reconhecer os termos da divisão: Dividendo, divisor, quociente e resto;
- Compreender a idéia de divisão exata;
- Compreender a idéia de média;
- Efetuar divisões utilizando diversas estratégias de cálculo.
- Resolver situações-problemas que envolvam a divisão.









EXERCÍCIOS

1) Em um teatro há 126 poltronas distribuídas igualmente em 9 fileiras. Quantas poltronas foram colocadas em cada fileira?
R:

2)Quantos garrafões de 5 litros são necessários para engarrafar 315 litros de vinho?
R:

3)Uma pessoa ganha R$ 23,00 por hora de trabalho. Quanto tempo deverá trabalhar para receber R$ 391,00?
R:

Atividade de casa

1)Uma torneira despeja 75 litros de água por hora. Quanto tempo levará para encher uma caixa de 3150 litros ?
R:

2) Numa pista de atlestismo uma volta tem 400 metros. Numa corrida de 10.000 metros, quantas voltas o atleta tem de dar nessa pista?
R:

3) Um livro tem 216 páginas. Quero terminar a leitura desse livro em 18 dias, lendo o mesmo número de páginas todos os dias. Quantas páginas preciso ler por dia?
R:








1) Determine o quociente e o resto das seguintes divisões:

a 79:8=
b)49:8=
c)57:8=
d)181:15=
e)3214:10=
f)825:18=45
g)4937:32=
h)7902:12=
i)1545:114=


2)Quantos grupos de 18 alunos podem ser formados com 666 alunos?
R:

3)Uma tonelada de cana de açucar produz aproximadamente 85 litros de álcool. Quantas toneladas de cana são necessárias para produzir 6970 litros de álcool?
R: